IPVA 2020 BA: Consulta, Tabela, Valor, Pagar

No Estado da Bahia, para o ano de 2020, os proprietários de veículos terão novidades: o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sofrerá, em média, um desconto de 3,56%.

Neste artigo os contribuintes baianos podem conferir além desta novidade, todas as informações do IPVA Bahia 2020 e assim ficarem mais preparados para o pagamento, evitando juros, multas e até mesmo a apreensão do veículo. Confiram:

Como funciona o IPVA?

IPVA Bahia 2020 → Consulta Detran Valor 2 Via

O IPVA é um tributo de caráter anual. É da SEFAZ a responsabilidade de legislar e recolher o IPVA da Bahia, em parceria com o DETRAN BA.

Todos os proprietários de veículos automotores terrestres, aéreos ou marítimos cadastrados no Estado da Bahia são responsáveis pelo pagamento do imposto.

Cálculo do IPVA – Valor Tabela e Alíquotas

Em primeiro lugar a base cálculo é o valor total (valor venal, valor de mercado) do veículo. Em caso de veículos novos considera-se o valor da nota fiscal de aquisição.

Por outro lado, para veículos usados é utilizado Tabela de Valores elaborada pela Fundação Instituto e Pesquisas Econômicas – Tabela FIPE.

Veja também: Saiba como calcular o IPVA 2020.

Para conhecer o valor do IPVA aplica-se sobre a base de cálculo a alíquota correspondente:

I – Para automóveis e utilitários:
a) 3,0% (três por cento) quando movidos a óleo diesel;
b) 2,5% (dois inteiros e cinco décimos por cento) quando movidos a outros tipos de combustíveis;
II – 1% (um por cento) para ônibus, microônibus, caminhões, máquinas de terraplenagem, tratores, motos e motonetas, motocicletas e triciclos estrangeiros e nacionais, observado o disposto no parágrafo único;
III – 1,5% (um e meio por cento) para embarcações e aeronaves;

Em 2020, o IPVA BA terá uma queda de, em média, 3,56%. Para veículos utilitários, a redução será de 4,35%, enquanto que para os automóveis, 4,20%. Para ônibus e micro-ônibus o imposto ficará 3,93% mais barato. Já para as motos e caminhões, o valor do imposto será de 2,72% e 2,62% menor, respectivamente.

Pagamento e Descontos IPVA BA 2020

Como e onde pagar? Proprietários de veículos novos e usados podem emitir DAE – Documento de Arrecadação Estadual através da Internet. Basta acessar os sites do DETRAN ou SEFAZ. Posteriormente, deverão ser informados dados do veículo para consultar.

Com o RENAVAM em mãos, o pagamento poderá também ser efetuado em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob.

São oferecidas duas formas de pagamento para o IPVA Bahia 2020: Pagamento à vista e pagamento parcelado.

Caso o pagamento em cota única seja efetuado com antecedência – até 10 de fevereiro – será concedido desconto de 10% do valor devido. No entanto, o valor do desconto cai para 5% em caso de pagamento à vista no vencimento da primeira parcela. É preciso esclarecer que o vencimento da primeira parcela varia de acordo com o número final da placa do veículo.

O tributo ainda pode ser parcelado em até três vezes, porém sem desconto.

Consulta e 2 Via IPVA BA 2020 DETRAN

IPVA Bahia 2020 → Consulta Detran Valor 2 Via

Os contribuintes baianos proprietários de veículos podem consultar pela internet os valores a serem pagos.

Para isto basta acessar o site oficial do DETRAN BA, já disponibilizado acima, e informar os dados do veículo, como placa e Código RENAVAM.

 

Compartilhe com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.