IPVA 2020 PB: Consulta, Tabela, Valor, Pagar

IPVA PB 2020: Começo de ano sempre é a mesma história – é hora de pagar as contas comuns desta época do ano, como é o caso do IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

IPVA PB – Como funciona?

No Estado da Paraíba o órgão responsável pela cobrança do imposto é a Secretaria de Estado da ReceitaSER PB.

Anualmente ela define e divulga aos contribuintes paraibanos proprietários de veículos quais são as regras de recolhimento do tributo. E como era de se esperar, neste fim de ano o Governo do Estado divulgou as regras do IPVA do próximo ano, o IPVA PB 2020.

O IPVA Paraíba 2020 é calculado tendo como base o valor do veículo e a alíquota atribuída pelo Governo do Estado.

IPVA Paraíba 2020 Consulta Detran Valor 2 Via

Cálculo do IPVA 2020 – Valor Tabela FIPE e Alíquotas

O valor do veículo utilizado para este cálculo é o indicado na Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, no caso de veículos usados. No entanto, para veículos novos o valor utilizado é o constante na nota fiscal de compra ou outro documento de aquisição.

Para calcular o valor do IPVA PB 2020, sobre estes valores é atribuída uma alíquota, que varia de acordo com as características do veículo.

As alíquotas são de:

  • 2% para carros de passeio, comerciais leves e motos.
  • 1% para caminhões, ônibus, microônibus, tratores e motocicletas.

Consulta Detran, Valores e 2 Via 

Os contribuintes recebem todo ano em seus endereços cadastrados no Detran PB os boletos para pagamento do imposto.

Entretanto, é possível realizar a consulta IPVA Paraíba 2020 no site oficial, disponível em http://www.detran.pb.gov.br/. Basta acessar o link e, posteriormente, informar dados do veículo, como código RENAVAM, CHASSI e Placa.

Além disso, é possível emitir a 2 Via do IPVA Paraíba neste endereço eletrônico informado acima.

Veja também: Como pagar o IPVA 2020 pelo Bradesco.

Pagamento e Descontos IPVA

Em primeiro lugar, os vencimentos se dão de acordo com o número final da placa do veículo. O pagamento começa com os proprietários das placas de veículos terminadas em 1 e 2.

Para os proprietários que optarem pelo pagamento à vista, em cota única, a Receita Estadual vai assegurar desconto de 10%.

Outra opção é o parcelamento em três vezes mensais sucessivas, mas o valor mínimo não poderá ser menor do que duas unidades fiscais de referência do Estado da Paraíba (UFR-PB).

IPVA Paraíba 2020 Consulta Detran Valor 2 Via

Datas e Calendário de Vencimentos IPVA PB 2020

As placas de veículos terminadas em 1 e 2 têm vencimentos nos meses de janeiro, fevereiro e março. As placas com final 3 e 4 têm vencimentos em fevereiro, março e abril. Já as com final 5, têm início de vencimento em março; as com final 6, têm início de vencimento em abril e assim sucessivamente, até a placa final 0, que tem vencimentos em agosto, setembro e outubro.

Confira abaixo como ficaram os vencimentos para 2020:

A legislação em vigor assegura isenção do imposto para proprietários de carros, motos ou qualquer outro veículo com 16 anos completos do ano de fabricação. No entanto, esses veículos não ficarão isentos das demais taxas que envolvem o emplacamento. Portanto,  devem pagar o seguro obrigatório (Dpvat), licenciamento do Detran e a taxa de bombeiro.

Compartilhe com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.