IPVA 2020 PR: Consulta, Tabela, Valor, Pagar

IPVA PR 2020: Com a chegada de mais um ano os contribuintes do Estado do Paraná proprietários de veículos buscam se informar sobre as regras de pagamento do IPVA.

Abaixo é possível obter informações sobre todas as regras, consultas, descontos, vencimentos, tabelas e valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA Paraná 2020.

No Estado do Paraná o órgão responsável pelo recolhimento do IPVA é a Secretaria de Estado da Fazenda, que tem o apoio do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN PR no licenciamento dos veículos tributados.

O imposto, que tem caráter anual, deve ser pago sempre no início do ano pelos contribuintes, que são os proprietários dos veículos, salvo em caso de isenção, conforme a legislação local.

O valor a ser recolhido de IPVA é calculado conforme o valor do veículo e também pela sua alíquota correspondente, que irá variar de acordo com as características do veículo.

Veja também: Como pagar IPVA Atrasado.

O que você verá:

Vencimentos e Pagamento IPVA PR 2020

IPVA Paraná 2020 - Pagamento Vencimento Valor 2 Via

Os pagamentos do IPVA PR 2020 começam em janeiro, conforme cronograma divulgado todos os anos pelo Governo do Paraná (Secretaria de Estado da Fazenda).

Assim como nos anos anteriores o contribuinte que optar por pagamento à vista terá 3% de desconto sobre o valor total devido. O vencimento é em janeiro para todas as placas.

Além disso, é possível dividir o valor em três parcelas, sem juros, mas também sem direito a descontos, com vencimentos em janeiro, fevereiro e março, para todas as placas.

O ano de 2020 traz ainda uma novidade: a Secretaria da Fazenda do Paraná não irá encaminhar cartas para os proprietários de veículos. A Guia deverá ser emitida pelo site da própria Secretaria ou o pagamento poderá ser efetuado em caixas de bancos credenciados (Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento, Banco Cooperativo do Brasil) utilizando apenas o número do RENAVAM.

Consulta e 2 Via de Boleto IPVA Paraná

Para consultar o valor e emitir a 2 Via de boleto IPVA Paraná 2020 é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda ou do DETRAN e informar o Renavam do veículo.

Importante ressaltar que há imunidade para veículos de propriedade dos governos federal, estadual e municipal e isenção para táxi, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os que foram fabricados há mais de 20 anos.

Compartilhe com seus amigos: