IPVA 2020 SP: Consulta, Tabela, Valor, Pagar

O Governo do Estado de São Paulo, através da sua Secretaria da Fazenda, divulgou nos últimos dias informações do IPVA SP 2020. Abaixo os contribuintes poderão esclarecer suas dúvidas referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA.

A divulgação das regras do IPVA ocorreu, assim como nos anos anteriores, no início do mês de dezembro. Portanto, com antecedência os contribuintes têm conhecimento da Tabela com os valores veículos para o cálculo, Vencimentos, Descontos, Alíquotas e as formas de pagamento. Dessa forma podem se preparar melhor para o pagamento do imposto.

Como funciona o IPVA 2020 – Como calcular

IPVA SP 2020 - Pagamento Consulta Imprimir Boleto_01

Em primeiro lugar, o valor do imposto se dá através do cálculo entre o valor venal e a alíquota correspondente. Em outras palavras, basta multiplicar o valor do bem e a alíquota estabelecida.

Do mesmo modo que ocorre em outros Estados, o valor venal (valor de mercado) utilizado em São Paulo é de acordo com a Tabela FIPE. Por outro lado, a Alíquota IPVA SP 2020 varia de acordo com a categoria e características do veículo. Elas são definidas pela Secretaria de Estado da Fazenda, sendo de:

É normal que todos os anos o valor a ser recolhido de IPVA sofra uma queda, já que os valores dos veículos também diminuem naturalmente com o passar do tempo.

Para o ano de 2020 o imposto ficará, em média, 3,54% mais barato em relação ao ano anterior, conforme informou a Secretaria da Fazenda.

Calendário e Descontos IPVA SP 2020

O calendário de pagamento do IPVA SP 2020 define que os contribuintes podem pagar o imposto à vista ou parcelado.

Em primeiro lugar, para obter desconto é preciso quitar à vista em janeiro. Esta data é válida para todos os tipos de veículo e o desconto concedido é de 3%.

Entretanto, as outras opções de pagamento têm diferenças para proprietários de caminhões e caminhões-tratores e os demais.

O pagamento parcelado para tratores e caminhões ocorre em três vezes e nos meses de março, junho e setembro. No entanto, não há descontos. Em abril é possível pagar em cota única, mas, também sem desconto. Veja abaixo:

Já para os demais veículos os três vencimentos ocorrem em janeiro, fevereiro e março. É possível pagar em cota única em fevereiro, também sem desconto. Veja abaixo:

Todos os vencimentos variam de acordo com o número final da placa do veículo.

Veja também: Como calcular o IPVA de seu veículo.

Pagamento IPVA

Para efetuar o pagamento do IPVA SP 2020, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada. Será necessário possuir o número do RENAVAM. O pagamento pode ser feito no guichê de caixa, nos terminais de autoatendimento, pela internet ou débito agendado ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.

Consultar e Imprimir Boleto 2 Via IPVA SP 2020

Os contribuintes podem acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN SP ou da Secretaria de Fazenda para realizar consultas e serviços diversos, como imprimir Boleto IPVA SP 2020 para pagamento.

Para realizar consultas basta acessar estes links e posteriormente informar os dados do veículo, como código RENAVAM e placa.

Compartilhe com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.