IPVA 2020 TO: Consulta, Tabela, Valor, Pagar

Com a chegada do fim do ano, já é momento de se preparar para o pagamento do IPVA TO 2020.

Aqui no IPVA 2020 Detran tratamos sobre o IPVA de todos os Estados. Para acessar basta acessar pelo menu lateral (para desktop) ou no fim desta página (para mobile). Posteriormente basta escolher o seu Estado.

O que é IPVA?

IPVA Tocantins 2020 Pagamento Vencimento Valor 2 Via

Em suma, o IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é o imposto que incide sobre a propriedade de veículos, quaisquer que sejam as suas espécies.

Em primeiro lugar, o responsável pelo pagamento do IPVA é o adquirente ou o remitente do veículo. Já os responsáveis pelo recolhimento, licenciamento e divulgação das informações aos contribuintes são o Detran TO e Sefaz TO.

As informações foram divulgadas como sempre com antecedência, na segunda metade do mês de dezembro. No entanto, o pagamento se inicia apenas nos primeiros meses do ano seguinte, se estendendo até outubro.

Como calcular o IPVA TO 2020

O IPVA Tocantins 2020 será calculado da seguinte forma: sobre o valor do veículo é atribuída uma alíquota. Assim, o valor do veículo é definido pela Tabela Fipe, já as alíquotas são estabelecidas pelo Estado, podendo variar de 1% a 3%.

Do total arrecadado, 50% são destinados aos municípios onde estiver licenciado o veículo, e os outros 50% para o Estado. Portanto, é importante que o cidadão fiscalize a aplicação destes recursos em seus municípios.

Veja também: Como pagar o IPVA atrasado.

Calendário, Pagamentos e Descontos

O imposto poderá ser pago em parcela única, com desconto de 10%, em dez parcelas ou na mesma data de vencimento do licenciamento do veículo, com valor total.

Os vencimentos se dão ao longo do ano independente do número final da placa do veículo. Dessa forma, o pagamento parcelado, em dez vezes e sem desconto, ocorre em meses consecutivos.

Calendário para pagamento do IPVA (Pagamento à vista no vencimento da primeira parcela conta com 10% de desconto):

Parcela Única

  • Parcela única com desconto (todas as placas): 15 de janeiro
  • Parcela única sem desconto (todas as placas): 15 de outubro

Parcelamento

  • 1ª parcela: 15 de janeiro
  • 2ª parcela: 15 de fevereiro
  • 3ª parcela: 15 de março
  • 4ª parcela: 15 de abril
  • 5ª parcela: 15 de maio
  • 6ª parcela: 17 de junho
  • 7ª parcela: 15 de julho
  • 8ª parcela: 15 de agosto
  • 9ª parcela: 16 de setembro
  • 10ª parcela: 15 de outubro

As datas são para todas as placas. O valor da parcela não poderá ser inferior a R$ 200 para pessoa física e R$ 400 para pessoa jurídica.

IPVA Tocantins 2020 Pagamento Vencimento Valor 2 Via

Consulta e 2 Via IPVA Tocantins 2020

A consulta do IPVA Tocantins 2020 é bem simples – basta acessar o site www.sefaz.to.gov.br. Depois disso, acessar o link do IPVA e preencher os dados e posteriormente será possível emitir o Documento de Arrecadação.

Os dados que devem ser informados são os do veículo, como o Código Renavam e a placa.

Compartilhe com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.