IPVA 2020 → Consulta, Valor, Pagamento, Tabela

Com a chegada do início do ano todos os Estados e também o Distrito Federal já divulgaram a Tabela IPVA 2020 e todas as regras de cobrança para este exercício.

O IPVA – Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores é devido aos proprietários de todo o país, exceto em caso de isenção ou imunidade. No entanto cada Unidade da Federação que define as suas próprias regras, que podem variar bastante de Estado para Estado. Há também a possibilidade de isenção através das regras para PCD.

Tabela IPVA 2020

Como funciona o cálculo do IPVA 2020?

Em suma é utilizada a Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas para atribuir os valores dos veículos. Posteriormente é aplicada uma alíquota, definida por cada Secretaria Estadual de Fazenda. Esta alíquota também varia bastante em cada região, podendo ser de 0,5% a 4%.

Além de variar por região do país a alíquota também varia dentro de cada Estado em relação às características do veículo, como sua potência (cavalos, cilindradas), sua utilização (de passeio, de transporte de passageiros ou de carga) ou ainda por peso.

Pagamento e Descontos

Em praticamente todos os Estados são concedidos descontos no pagamento à vista. Esta desconto pode ser de 3% a 10%. Algumas Secretarias estabelecem regras que dão mais de uma oportunidade de obter desconto, conforme a data de antecipação.

A pergunta que muitos contribuintes fazem é:

Vale a pena antecipar o IPVA 2020?

Isso vai depender da condição de cada um e do desconto concedido no seu Estado. Com a SELIC a 4,5% todas as aplicações de baixo ou nenhum risco estão rendendo muito pouco (cerca de 0,30% líquido ao mês). Ou seja, se você tem o dinheiro para pagar antecipado e ganhar o desconto, mesmo que seja de 3%, saiba que valerá a pena, visto que aplicado este valor renderia muito pouco. Se o desconto foi ainda maior, como nos Estados que oferecem 10%, fica ainda mais interessante antecipar.

No entanto, se seu Estado não oferece desconto algum ou se a antecipação for apertar sua situação financeira, melhor pagar parcelado.

Tabela do IPVA 2020 de cada Estado

Como cada Estado tem suas regras específicas, separamos abaixo links para que você possa acessar as informações de sua região. Basta acessar na Lista abaixo e conferir todas as regras do imposto.

Há também o nosso Menu na parte superior esquerda do site, onde você poderá digitar no campo de busca e pesquisar ou selecionar seu Estado.

Acre

Alagoas

Amapá

Amazonas

Bahia

Ceará

Distrito Federal

Espírito Santo

Goiás

Maranhão

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Minas Gerais

Pará

Paraíba

Paraná

Pernambuco

Piauí

Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Sul

Rondônia

Roraima

Santa Catarina

São Paulo

Sergipe

Tocantins

Compartilhe com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.